Representante da RNP realiza visita técnica à UFCG

A gerente de Relacionamento com Clientes da Rede Nacional de Pesquisa (RPN), Ana Beatriz Zoss, esteve nesta quinta-feira, dia 25, reunida com professores e técnicos gestores de Tecnologia da Informação dos campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apresentando os serviços e estratégias de contrato de gestão.

Beatriz Zoss falou que, igual às universidades, a RNP não tem dinheiro e nem pessoal suficientes para atender às demandas advindas com o processo de expansão universitária acontecido nos últimos anos e que é necessária uma maior interação com o Ministério da Educação para que se atinja, num curto espaço de tempo, uma maior integração das instituições de ensino superior à RNP.

Segundo a gerente, a expectativa é que a rede consiga, até 2016, parceiros que interliguem as sedes das universidades com velocidade de conexão de 1 Gb e, delas aos seus campi, a 100 Mb por segundo. Desta forma, consolidando uma das ferramentas fundamentais do ensino e da pesquisa, garantindo, além do acesso rápido e seguro, a fixação dos estudantes e pesquisadores nos campi mais remotos.

O vice-reitor Vicemário Simões, ao abrir o evento, falou da identidade e do comprometimento da UFCG com as regiões às quais estão inseridos os seus sete campi; das demandas represadas, que não representam ingerências da instituição e nem da RNP; e colocou a reitoria como parceira disposta a colaborar, dentro dos limites orçamentários, com ações de modernização e ampliação do sistema de conexão.

A visita técnica também discutiu ações e coletou contribuições para o Fórum da RNP, que acontecerá de 28 a 30 de agosto próximo, em Brasília.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 25.07.13)

Data: 25/07/2013