Estudantes da UFCG fazem visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

No último dia 17 de julho a Coordenação de Gestão Pública do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, apoiada pela Direção do CDSA, pelo Observatório de Políticas Públicas do semiárido e pelo Programa de Educação Tutorial, organizou a primeira visita técnica do curso ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE), em João Pessoa.

41 estudantes foram acompanhados pelos professores Irivaldo Oliveira e pelo Luis Coelho. Na ocasião, os alunos presenciaram um julgamento de contas no plenário do TCE. Também, foi possível conhecer o modelo de gestão da Corte de Contas do Estado, bem como ter uma explicação detalhada do funcionamento cotidiano desse importante órgão de fiscalização da gestão pública paraibana. Além disso, foi conhecido o trabalho avançado com bancos de dados do TCE, com o SAGRES (banco de dados das contas dos gestores paraibanos), o GEOPB (acompanhamento via satélite das obras acima de 150 mil reais) e o Índice de Desenvolvimento Geral da Educação na Paraíba.

Segundo o professor Irivaldo Oliveira, “foi um momento ímpar para os futuros tecnólogos em Gestão Pública, pois, eles puderam visualizar como o controle de contas ocorre na prática. Também, aproveitamos a oportunidade para estreitar os laços com a administração do TCE, acenando para possíveis convênios com esse importante órgão”.

A Coordenação de Gestão Pública protocolou requerimentos para a Presidência do TCE e da Escola de Contas do TCE visando o início de uma conversa para planejamento de futuras parcerias.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG, com informações de Irivaldo Oliveira)

Data: 19/07/2013