Alunos do Programa Olímpico da UFCG são premiados nos jogos escolares e paraescolares da Paraíba

Estudantes atendidos pelo Programa Olímpico do Cariri (Prolcariri) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, foram premiados na modalidade Judô nos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2013. Cerca de 30 estudantes do programa participaram da competição.

A premiação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, na sede do Programa Olímpico do Cariri, em Sumé, e contou com a participação do coordenador do Programa Olímpico Marcus Bessa de Menezes, do sansei Luciano Correia, dos organizadores locais dos Jogos e ainda do juiz de Sumé, Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto e do juiz corregedor Rodrigo Marques Silva Lima, que conheceram o Programa e o trabalho desenvolvido junto aos jovens.

Os jogos foram realizados de 5 a 13 de julho através da 5ª Gerência de Ensino, contemplando outras modalidades como Atletismo, ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Nataão, Tênis de Mesa e Xadrez. Teve participação de escolas dos municípios de Sumé, São João do Cariri, Amparo, Monteiro, Ouro Velho, Zabelê, Serra Branca, Caraúbas, São José dos Cordeiros, Congo, São João do Tigre, Gurjão, Parari, Coxixola e São Sebastião do Umbuzeiro.

No Judô, os estudantes disputaram as categorias Peso Leve Masculino, Meio Médio Masculino, Meio Pesado Masculino, Meio Leve Feminino e Leve Feminino.

O Projeto Olímpico do Cariri atende atualmente com aulas de Judô estudantes da rede pública de ensino em Sumé.

O projeto consiste no desenvolvimento de ações educacionais e esportivas alicerçadas nos valores do Olimpismo. Nesta fase do projeto, estão sendo ministradas aulas de reforço para alunos do Ensino Fundamental II tendo como foco as disciplinas de Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, através de alunos monitores do CDSA, e realizada a prática esportiva de Judô. A participação dos estudantes está atrelada ao bom comportamento em sala de aula e ao seu rendimento escolar.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG - 19.07.13)

Data: 19/07/2013