“UFCG tem tudo para ser referência nacional nas pesquisas em biomateriais”, afirma secretário do Ministério da Saúde

Carlos Gadelha visitou o CertBio na manhã desta quinta-feira

“Exemplo único no Brasil, de inovação e desenvolvimento regional; pesquisadores comprometidos com a Saúde do País e promotores de inovações tecnológicas”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, ao fazer uma leitura de sua visita ao Laboratório de Desenvolvimento e Avaliação de Biomateriais do Nordeste (CertBio) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na tarde desta quinta, dia 18.

“É bom ver o resultado, a coisa acontecendo, e perceber que a UFCG tem tudo para ser referência nacional nas pesquisas em biomateriais”, ressaltou, afirmando que o CertBio comprova o quanto é importante investir no futuro e na tecnologia, especialmente, com o foco no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde.

Para o secretário, é necessário mudar a forma de observar a Saúde. “É preciso colocar outro óculos, vê-la de outra forma, não apenas como serviço e direito do cidadão, mas como objetivo estratégico de desenvolvimento do conhecimento e de produtos”, destacou, afirmando que essa área, agregando cerca de 40% da sociedade de conhecimento, produz mais que agropecuária no Brasil.

O reitor Edilson Amorim falou do quanto era importante receber a visita do secretário, pelo reconhecimento às pesquisas desenvolvidas e pela comprovação da potencialidade da UFCG nessa área, “o que, certamente, provocará a ampliação de ações conjuntas”. Falou também da importância da interação Estado/universidades, onde “nossos pesquisadores, laboratórios e técnicos, sejam suportes importantes para qualquer programa de governo, na saúde”.

O coordenador do CertBio, Marcus Vinicius Lia Fook, considerou a visita como um reconhecimento das ações e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelos pesquisadores, ressaltando  que o secretário - no âmbito da atual política industrial - vem ampliando e dinamizando os modelos das parcerias para o desenvolvimento produtivo, estimulando parcerias entre produtores públicos e privados de tecnologias estratégicas em saúde.

Como professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Gadelha idealizou a Teoria do Complexo industrial de Saúde, que constitui, atualmente, o principal modelo de articulação inter e intrainstitucional para promoções do desenvolvimento científico e tecnológico da saúde no Brasil.

Inaugurado no ano passado, o CertBio é vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais e foi financiado pelo Ministério da Saúde com recursos na ordem de R$ 4,5 milhões. É uma das quatro unidades de pesquisa, em todo o País, designadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a certificação de próteses de silicone no Brasil.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 18.07.13)

Data: 18/07/2013