topo_cabecalho
PET de A a Z realiza palestra sobre a vida camponesa

Atividade acontece nesta quinta, dia 18, das 14h às 16h, na sala 15 do Hall das Placas.

 

Dando continuidade às suas atividades, o Programa de Educação Tutoria (PET) de Antropologia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realiza mais uma palestra dentro das atividades do Projeto PET de A a Z.

 

A palestra O Tempo dos Martim: apontamentos sobre uma temporalidade camponês, será proferida pela professora da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS), Verena Sevá. A atividade acontecerá nesta quinta, dia 18, das 14h às 16h, na Sala 15 do Hall das Placas do Centro de Humanidades (CH), campus de Campina Grande.

 

De acordo com Sevá, o tempo, numa perspectiva antropológica, é uma forma de marcação da vida social constituída numa relação indissociável entre eventos naturais e práticas sociais.

 

“Nesse sentido, ao considerarmos a diversidade de formas societárias, deparamo-nos com uma heterogeneidade de formas de notação temporal, o que nos permite pensar para além de um tempo e de uma temporalidade universal. Inserindo-me nesse debate, minha proposta é pensar a configuração do tempo num contexto camponês – os Martim -, onde as práticas sociais estão fortemente relacionadas à mobilidade espacial de seus habitantes”, explica ela.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 17.07.13)


Data: 17/07/2013