Projeto Veredas Novas vai interligar todos os campi da UFCG à RNP

Transmissão de dados será via rádio e a velocidade de conexão será de, no mínimo, 100 Mb/s

Até o final de 2014, todos os sete campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) devem estar conectados à Rede Ipê, rede de internet de alta velocidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). É o que prevê o projeto Veredas Novas, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com os ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações (MC).

A ideia é conectar, em alta velocidade, todos os campi no interior de universidades e institutos tecnológicos do país. Além da UFCG, também serão beneficiadas 43 outras instituições federais de ensino superior, além de 47 institutos federais, sete unidades de pesquisa e cinco unidades da Embrapa, distribuídos em 53 localidades em todo o país.

A transmissão de dados será via rádio e a velocidade de conexão será de, no mínimo, 100 Mb/s, podendo chegar a 1 Gb/s. A instalação de uma torre de 40 metros de altura, semana passada, no campus de UFCG em Campina Grande, marcou o início das atividades do projeto na Paraíba. Através dela, serão conectados à rede, ainda este ano, o campus da UFCG em Cuité e os campi de Areia, Bananeiras e Mamanguape da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Rede Ipê é baseada em transmissão óptica e está entre as mais avançadas do mundo, integrando mais de 800 instituições de ensino e pesquisa e beneficiando mais de 3,5 milhões de usuários. Possui 27 pontos de presença, sendo um em cada unidade da federação. Na Paraíba, o ponto está situado na Unidade Acadêmica de Ciência da Computação da UFCG, em Campina Grande.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 16.07.2013)

Data: 16/07/2013