Equipe da UFCG inicia atividades no Projeto Rondon

Ações serão desenvolvidas no município de Colares até o dia 20

A equipe de estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Projeto Rondon, sob coordenação dos professores Bruno Medeiros e Maria da Conceição Gomes, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé, está desenvolvendo atividades no município de Colares, no Pará, dentro da Operação Forte do Presépio. O grupo realizará atividades nas áreas de Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho e Comunicação.

O trabalho das equipes foi iniciado nesta terça-feira, 9, prolongando-se até o próximo dia 20. Dentre as atividades, estão agendadas a realização de oficinas, palestras, cursos, exibição de filmes, visitas domiciliares para conscientização epidemiológica e aplicação de noções de saneamento aos moradores locais, mutirões de saúde e orientação ambiental, reuniões com secretários do município, atividades culturais e encerrando, com uma feira/exposição de atividades. Em Colares, além da equipe da UFCG, também está atuando uma equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos, SP.

Antes de seguir para Colares, as equipes foram recebidas e acolhidas na cidade de Belém, no 2º Batalhão de Infantaria da Selva (2º BIS).

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

São objetivos do projeto: contribuir para a formação do universitário como cidadão; Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e, estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais e de empresas socialmente responsáveis.

As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon (COS) que é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa (que o preside), do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

As regiões prioritárias de atuação do Rondon são as que apresentam maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões Norte e Nordeste do país.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 09/07/2013