Professor da UFCG analisa em artigo a violência homicida em João Pessoa e Campina Grande

Trata-se do artigo Violência Homicida em Campina Grande e João Pessoa: dinâmica, relações socioeconômicas e correlação com o desempenho econômico, do professor José Maria Nóbrega Júnior, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, em parceria com o professor Jorge Zaverucha (UFPE), publicado na Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCrim) do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCRIM), edição de maio-junho deste ano (número 102, ano 21).

O artigo foi publicado na seção "Crime e Sociedade" juntamente com artigos de profissionais do Direito e das Ciências Sociais e Humanas e apresenta dados sobre a posição da Paraíba no ranking dos estados mais violentos do país.

“Este artigo almeja tanto analisar a dinâmica da violência homicida em João Pessoa e Campina Grande bem como sua relação com macrovariatas socioeconômicas, destacando a relação dos homicídios com o desempenho econômico medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), variável proxy de desempenho econômico”, disse o professor José Maria.

O que diz o resumo do artigo: “Em 2000, a Paraíba ocupava a 20ª posição no ranking dos estados mais violentos do país. Sua taxa de homicídios era de 14,7/100 mil habitantes. Em 2010, o quadro piorou e a Paraíba chegou à 6ª posição deste ranking, com taxa de 38,5/100 mil. Portanto, em 10 anos a violência homicida quase foi triplicada. João Pessoa e Campina Grande são tanto as cidades mais importantes como as mais populosas da Paraíba. A tendência nessas cidades é de contínuo crescimento de suas taxas de homicídios”.

José Maria Nóbrega Jr. é doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, professor-adjunto da Universidade Federal de Campina Grande /CDSA, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da UFCG (Nevu/UFCG), membro do Centro de Direitos Humanos do Cariri Paraibano, pesquisador do Núcleo de Estudos em Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE, pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do do Núcleo de Pesquisa em Gestão Pública, Política e Cidadania (Nugepe-UFCG).

Jorge Zaverucha é doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago, professor associado da UFPE, coordenador do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE (Nicc), pesquisador do Nível 1B do CNPq, pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG - 06.07.13)

Data: 08/07/2013