Aposição de placa marcará mudança de nome de auditório na UFCG

Solenidade realizada nesta sexta contará com a participação da deputada federal Jô Morais (PCdoB - MG)

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza nessa sexta, dia 28, às 10 horas, sessão solene do Colegiado Pleno na qual ocorrerá o descerramento da placa que registra a denominação do auditório da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (Sods), na Reitoria, de Auditório João Roberto Borges de Souza.

Propositura do conselheiro Luciano Mendonça de Lima, a substituição da denominação do auditório foi aprovada por unanimidade, no último dia 10, justificada pelo fato de que Guillardo Martins Alves (que dava nome ao auditório) ter assumido a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o golpe militar de 1964 - permanecendo até 1971 - e sua gestão ter sido marcada por perseguições a membros da comunidade universitária.

A solenidade contará com a participação da deputada federal Jô Morais (PCdoB - MG) - paraibana de Cabedelo e noiva de João Roberto na Década de 60, quando ele foi perseguido e torturado - como também dos professores Fábio Freitas, membro da Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória da Paraíba, e Maurino Medeiros, ouvidor da UFCG, que defenderam a proposta no Colegiado Pleno.

O reitor Edilson Amorim ressalta que a homenagem prestada pelo Conselho Universitário a João Roberto reativa na sua memória afetiva o tempo em que foi vizinho do estudante, na cidade de Cabedelo, no Litoral paraibano. “No período que antecedeu sua morte, ele esteve na minha casa, participando de reunião da Juventude Estudantil Católica, da qual minha irmã fazia parte”, relembrou.

João Roberto

Como inúmeros estudantes daquele período, o estudante de Medicina João Roberto, em 1969, foi impedido de continuar sua formação acadêmica, como represália à sua militância nos movimentos estudantis. Em outubro daquele ano, seu corpo foi encontrado em um açude do município de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, e sua morte atribuída aos órgãos de repressão.

Líder estudantil, João Roberto foi coordenador da Ação Popular (AP), presidente do Diretório Acadêmico de Medicina e vice-presidente da União Estadual dos Estudantes da Paraíba.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 27.06.13)

Data: 27/06/2013