topo_cabecalho
Inscrições para o IV Festival Internacional de Música terminam nesta quinta

Evento realizado pela UFCG e UEPB será realizado de 1º a 06 de julho

 

As inscrições para o IV Festival Internacional de Música de Campina Grande prosseguem até esta quinta, dia 20 de junho. O evento, que já é uma referência no cenário regional, tem como convidados professores dos Estados Unidos, Itália, Inglaterra e Israel. A expectativa é que o Festival receba mais de 200 alunos de diferentes estados brasileiros. Dentre os já matriculados estão os 16 alunos da Texas A & M University-Commerce, Estados Unidos, que participarão das várias atividades desenvolvidas durante o Festival.

 

Este ano serão oferecidos cursos de violino, viola, violoncelo, violão, clarineta, flauta doce, flauta transversal, sax, trompete, piano, cravo, regência (iniciante e avançado), canto, técnica vocal, composição e improvisação. Além desses, estão previstos alguns cursos específicos. Para as crianças da rede pública será oferecido o curso de Iniciação Musical usando a Gaita de Boca, ministrado pelo professor José Staneck (Rio de Janeiro). Para os educadores musicais serão ofertados dois cursos: Método Suzuki por meio da Flauta Doce, ministrado pela especialista Renata Pereira (São Paulo), e Música na Educação Infantil, coordenado pela professora Sônia Feres-Lloyd (Brasil/EUA).

 

Os cursos de instrumento têm como objetivo aprimorar a técnica dos alunos e profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Já os cursos voltados para a área pedagógica têm como meta subsidiar a ação dos educadores musicais. Este curso vem preencher uma lacuna importante no processo de formação dos professores, sobretudo após a homologação da Lei 11.679/2008, que torna obrigatório o ensino de música em toda a educação básica.

 

Além das aulas e apresentações, o Festival Internacional de Música expande o seu raio de ação e chega até a cidade de Patos, sertão paraibano, onde serão realizados concertos entre os dias 2 e 4 de julho.

 

Para a Catedral daquela cidade estão agendadas as apresentações do Quaternaglia Guitar Quartet, do Quarteto Nó na madeira e de um Duo de Trombone e Piano, com Jean Márcio e Paulo César Vitor. Em Campina Grande, os concertos serão realizados no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 20 horas, e no Mosteiro das Clarissas, a partir das 19 horas. Todos os concertos são gratuitos.

 

Para saber mais sobre o IV Festival Internacional de Música de Campina Grande, uma realização das universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba, viste o site do evento (www.fimus.art.br) ou entre em contato com 83 2101 1553.

 

(Assessoria do evento)


Data: 19/06/2013