Garimpo e agricultura causam desertificação em Picuí, diz pesquisa da UFCG

Um trabalho científico desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aponta a extração de minérios e o cultivo de espécies como agave e algodão como fatores importantes na desertificação de áreas do interior nordestino.

O estudo, realizado no município paraibano de Picuí, utilizou técnicas avançadas de geoprocessamento, associando análises espaciais em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) com Sensoriamento Remoto, para produzir um mapa de classificação dos níveis de degradação do solo.

“Verificou-se que a degradação ambiental dos solos pelo garimpo é significativa, mais não mais expressiva do que a degradação das terras pelos meios convencionais de cultivo da agricultura”, observa o doutorando em Recursos Naturais, Thyago de Almeida Silveira, autor da pesquisa.

O trabalho, intitulado Estimativa das Áreas em Processo Degradação Ambiental por Garimpo e Agricultura no Município de Picuí, será apresentado em setembro na Universidad Nacional Agraria La Molina, em Lima, Perú, durante o IV Congreso Latinoamericano de Agroecología.

(Ascom/UFCG)

Data: 14/06/2013