Evento pela revitalização do Riacho das Piabas será realizado na próxima segunda

Ação conta com o apoio do Projeto Universidades Cidadãs, da UFCG, e terá a presença do prefeito Romero Rodrigues

Alunos da Escola Municipal Luzia Dantas, no Alto Branco, realizarão na próxima segunda-feira, dia 17, mais uma ação da Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas. Com a presença do prefeito Romero Rodrigues e equipe, estão programadas, a partir das 15h, apresentações de músicas e de literatura de cordel alusivas à causa ambiental, dentre outras atividades.

Nos três últimos anos, entidades e grupos sociais preocupados com a preservação das nascentes do riacho se uniram e vêm promovendo diversas ações de conscientização, caminhadas ecológicas, além da coleta de assinaturas para uma petição pública, disponibilizada na internet, em prol da revitalização do riacho. O documento já conta com mais de 2.600 assinaturas.

Assine aqui a petição.

“Lembramos que foi às margens deste riacho que Campina evoluiu de povoado à vila, e depois à cidade”, informa o professor Fernando Garcia, coordenador do Projeto Universidades Cidadãs, da UFCG, que integra a causa. “A região das nascentes está sob forte ameaça, fato que é muito pouco conhecido. Este tema tem importância histórica ainda por ser resgatada”, afirma.

Segundo o professor, uma pesquisa realizada pela UFCG, ainda em andamento, aponta que a região se configura como uma transição dos biomas Mata Atlântica-Caatinga e que nela está abrigada mais de 6% da fauna brasileira de aves. “Uma surpresa inesperada”, destaca.

Além da UFCG, integram a Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas o 31º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, a Curadoria do Meio Ambiente, as paróquias de São Francisco e Santa Rosa, as escolas municipais Luzia Dantas, Luís Gomes e Frei Dagoberto, o Colégio Autêntico, a Embrapa, as ONGs Jovens Ambientalistas e Nova Consciência. A UEPB e o Supermercado Ideal também apoiam as iniciativas da articulação.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 13.06.13)

Data: 13/06/2013