Ação pela revitalização do Riacho das Piabas acontece nesta sexta

Com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Projeto Universidades Cidadãs, acontece nesta sexta-feira, dia 07, mais uma ação de conscientização ambiental em prol da revitalização dos riachos das Piabas e de Bodocongó. O objetivo da atividade, que será realizada no Supermercado Ideal, no Ponto de Cem Réis, é incentivar a adesão a uma petição pública, disponibilizada na internet, que já conta com mais de 2.500 assinaturas.

Assine aqui a petição.

Nesta quarta, Dia Mundial do Meio Ambiente, ação semelhante foi realizada na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, com a participação da ONG Jovem Ambientalista, além de alunos e professores do Colégio Autentico e de pessoas da Comunidade Rosa Mística. A iniciativa resultou com o apoio de mais 300 pessoas, que assinaram a petição pública.

O Riacho das Piabas tem suas nascentes localizadas próximas às divisas de Campina Grande com o município de Lagoa Seca. Após cruzar propriedades rurais, tem continuidade no canal que corta o bairro da Rosa Mística e segue separando o Centro da cidade dos bairros do Alto Branco, Santo Antonio e José Pinheiro, para finalmente desaguar no Açude Velho.

Fonte de água e alimento para os primeiros habitantes de Campina Grande, o Riacho das Piabas transformou-se, ao longo do tempo, em um imenso esgoto a céu aberto, vítima dos problemas ambientais causados pelo crescimento urbano e industrial. Atualmente canalizado, é para seu leito que escoam os resíduos poluentes de residências e estabelecimentos da região central da cidade.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 06.06.13)

Data: 06/06/2013