topo_cabecalho
Programa seleciona projetos de redes de cooperação acadêmica na área de defesa nacional

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Defesa, lança nesta quarta-feira, 5, o novo edital do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional – Pró-Defesa. As inscrições vão até o dia 22 de julho.

O Pró-Defesa constitui ação do governo brasileiro destinada a fomentar a cooperação entre instituições civis e militares para implementação de projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados na área de defesa nacional. Entre as áreas prioritárias estão sociologia e história das Forças Armadas e estudos estratégicos em Defesa Nacional.

Somente serão apoiados no âmbito do programa, projetos que envolvam parcerias (entre equipes de diferentes instituições de ensino em nível de pós-graduação. Os projetos deverão ter duração máxima: de 48 meses para o exercício orçamentário e 60 meses para a execução das atividades do projeto.

Entre os benefícios previstos estão bolsas no país de mestrado e doutorado, mestrado sanduíche e doutorado sanduíche no país, estágio pós-doutoral de docentes, passagens aéreas, diárias para missões de pesquisa e docência e despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto.

O envio dos projetos deverá ser feitos via correio, em formato impresso para o e o arquivo em pdf enviado ao e-mail: prodefesa3@capes.gov.br

Histórico
Publicado em 2005, o Pró-Defesa foi modelo para os outros editais promovidos pela Capes. Ele possui um núcleo de gestão próprio, que realiza a administração dos projetos. Além do acompanhamento realizado em forma de visitas técnicas realizadas tanto por representantes da Capes, quanto do Ministério, além de seminários para a avaliação dos trabalhos.

Nesses encontros foram apresentados os resultados das pesquisas dos projetos aprovados, avaliando os pontos fortes e as dificuldades de cada empreitada científica. Na primeira chamada foram aprovados 11 projetos na área de defesa nacional, que iam desde estudos sobre o impacto da violência na saúde mental e física das Tropas de Paz brasileiras à formação de pessoal qualificado em Química Quântica Computacional.

O êxito do primeiro Pró-Defesa resultou em um novo edital para o ano de 2008, quando foram aprovados 17 projetos.

Indução
O Pró-Defesa é uma das atividades de indução da Capes, que atende a demandas da sociedade, apresentadas pelos ministérios, empresas estatais e outras instituições, para formar pessoal qualificado em áreas estratégicas ou carentes em recursos humanos. Outros projetos de indução foram o Pró-Engenharia e o RH-TVD, Programa de Formação de Recursos Humanos em TV Digital.

Acesse o edital.

(Capes)


Data: 05/06/2013