Provas da Olimpíada Brasileira da Matemática são antecipadas por causa do Enem

As datas das provas da última fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática foram remarcadas para os dias 19 e 20 de outubro. Antes, os exames ocorreriam nos dias 26 e 27 de outubro. A antecipação foi feita porque as datas coincidiam com a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As demais datas permanecem inalteradas.

A olimpíada tem a participação de estudantes de escolas públicas e privadas. São estudantes do ensinos fundamental - a partir do 6º ano -, do médio e universitário. Exame semelhante é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que inscreve apenas alunos de escolas públicas.

A prova da primeira fase da olimpíada de matemática será aplicada no dia 15 de junho. A segunda será no dia 21 de setembro e a terceira, e última fase, ocorre nos dias 19 e 20 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados acontecerá em dezembro.

Os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, em janeiro de 2014, quando poderão ser escolhidos para representar o Brasil em diversas competições internacionais de matemática.

(Agência Brasil)

Data: 23/05/2013