Divulgados novos editais de apoio a projetos conjuntos de pesquisa com instituições alemãs

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 20, novos editais dos programas Capes – Probral I-II e Capes – Unibral I-II. As inscrições para os dois programas devem ser feitas pelo coordenador da equipe, exclusivamente via internet, até às 18h do dia 3 de julho de 2013.

Probral I e II

Os Programas PROBRAL I e II visam apoiar projetos conjuntos de pesquisa e fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado. A formação de doutorandos deve ser conjunta, de maneira que, ao final do doutorado, o aluno seja titulado tanto pela instituição brasileira quanto pela alemã.

Unibral I e II

Os Programas UNIBRAL I e UNIBRAL II têm por objetivo apoiar projetos de parcerias institucionais universitárias exclusivamente em nível de graduação. Os Programas visam fomentar o intercâmbio de estudantes de graduação brasileiros e alemães e estimular a aproximação das estruturas curriculares nas áreas dos projetos, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.

O intercâmbio dos estudantes deve garantir o duplo diploma de graduação, de maneira que, ao final do curso, o aluno seja titulado tanto pela instituição brasileira quanto pela alemã.

(Capes)

Data: 20/05/2013