topo_cabecalho
10 dicas de escrita para estudantes

Se você é do tipo que sempre sofre nas aulas de redação, talvez seja melhor rever sua estratégia de escrita. Confira dicas rápidas que vão ajuda-lo a melhorar seu texto

 

Embora a escrita faça parte da rotina dos estudantes, para alguns deles escrever uma redação pode ser considerada uma espécie de tortura. Nem todos têm facilidade com as letras, mas isso não quer dizer que você precise ser um fiasco nas aulas de redação. Com algumas dicas simples é possível melhorar a sua escrita. Confira quais são elas.

 

1. Pesquise

Antes de começar sua redação será necessário pesquisar o tópico a ser abordado. Sua intenção deve ser apenas uma: tornar-se um especialista naquele assunto. Lembre-se de que quanto mais você conhecer um assunto, melhor falará sobre ele. Peça recomendações de leitura aos professores, utilize a internet e até mesmo a biblioteca do colégio.

 

2. Analise

Depois de pesquisar e reunir todas as informações relevantes sobre o tema, analise quais delas podem se tornar argumentos consistentes para a sua redação. Procure os pontos fracos dos textos lidos por você para que o mesmo erro não seja cometido. Depois defina o que você vai defender e como justificar esse ponto de vista.

 

3. Faça um brainstorm

Ainda que seja um trabalho individual, fazer um brainstorm pode ser muito positivo. Pense em possíveis questões sobre o tema e depois as responda. Contudo, é fundamental que você tenha essas respostas anotadas. Você irá usá-las ao longo da sua redação.

 

4. Monte uma tese

Escolha a melhor ideia que você teve sobre o tema e baseie a sua redação nela. A tese é o melhor ponto de vista sobre um tema, que vai permitir aos seus leitores entenderem o que você quis dizer com aquela redação, bem como os motivos que o levam a acreditar naquilo. Portanto, tenha uma ideia bem definida.

 

5. Crie um esboço

Faça um esboço da sua redação antes de começar a escrevê-la. Use frases curtas e concisas para descrever o assunto discutido em cada um dos parágrafos.

 

6. Desenvolva a introdução

Tente começar seu texto pela introdução. Pode ser complicado, mas vai dar a você mais clareza sobre os objetivos do texto. Lembre-se de que essa parte do texto deve chamar a atenção do leitor e fazer com que ele queira continuar o texto até o fim.

 

7. Pense nos parágrafos

Cada um dos parágrafos que você escrever deve ter como foco a ideia principal da sua tese. Comece com tópicos e depois os justifique com as informações levantadas na sua pesquisa. Escreva-os como se você estivesse conversando com o seu leitor.

 

8. Monte sua conclusão

A sua conclusão tem de “amarrar” as informações dadas no texto, de maneira que todas elas formem um pensamento coerente para o seu leitor.

 

9. Edite

Volte ao início do texto e edite a sua redação. Veja o que você pode cortar sem prejudicar o entendimento do leitor e se alguma informação essencial ficou de fora. Nesse momento você também deve se preocupar com o formato. Fonte, margens e número de linhas também importam.

 

10. Revise

Após concluir a edição volte novamente ao início, agora dando atenção a possíveis erros de gramática, escrita, pontuação, concordância, etc. Uma boa dica para facilitar a revisão é ler o texto em voz alta. Isso faz com que os erros fiquem mais aparentes.

 

 (Universia)


Data: 16/05/2013