topo_cabecalho
Brasil, Índia e África do Sul lançam chamada para projetos de pesquisa conjuntos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe até o dia 31 de julho, propostas para a Chamada MCTI/CNPq Nº 16/2013, que integra o Programa de Cooperação Cientifica e Tecnológica Trilateral entre Brasil, Índia e África do Sul (IBAS). O valor total destinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o financiamento dos projetos é de R$ 1 milhão.

 

A chamada tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) de interesse mútuo entre os três países. Cada proposta poderá ser beneficiada com o valor máximo de R$ 180 mil e o prazo limite para a conclusão do projeto é de 36 meses.

 

Os temas e áreas que terão propostas contempladas são HIV/AIDS, Malária, Tuberculose, Biotecnologia, Sistemas de Conhecimento Tradicional, Energia Alternativa e Renovável e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). O interessado deve consultar o texto da chamada antes da submissão da proposta, pois existem linhas de pesquisa específicas para alguns destes acima mencionados.

 

As visitas exploratórias e a organização de workshops estão inclusas entre as despesas cobertas pelo CNPq. As missões de pesquisa devem ser limitadas a no máximo três visitantes, um pesquisador e dois estudantes por ano, para cada projeto. O recurso poderá ser utilizado ainda para pagamento de passagens aéreas, hospedagem, seguro saúde, material de consumo, entre outros.

 

A Fundação Nacional de Pesquisas (NRF), da África do Sul, e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DST), da Índia, serão responsáveis pelo financiamento das despesas de mobilidade e custos adicionais dos pesquisadores estrangeiros envolvidos nas propostas dos projetos conjuntos contemplados na chamada.

 

 (CNPq)


Data: 07/05/2013