topo_cabecalho
Prorrogado prazo de inscrição para bolsas de pós-graduação na Holanda

As inscrições para bolsas de pós-graduação no Instituto de Educação para as Águas (Unesco-IHE), sediado na cidade de Delft, na Holanda, foram prorrogadas até o dia 3 de junho. As propostas para a chamada pública devem ser enviadas pela Plataforma Carlos Chagas, no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Os contemplados receberão bolsas de estudo pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para concorrer a vagas nas modalidades doutorado sanduíche (SWE), doutorado pleno (GDE) e pós-doutorado (PDE). As bolsas serão implementadas a partir de agosto deste ano e deverão ter sua vigência compreendida até abril de 2017, já considerando eventuais prorrogações.

 

Após retorno ao Brasil, a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-HidroEX) concederá estágios aos bolsistas selecionados pelo mesmo período em que estiveram envolvidos com projetos no exterior. Para consolidar e viabilizar o programa de estágios, a Unesco-HidroEX firmou parcerias com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e instituições que compõem o Condomínio Temático em Águas, localizado em Frutal (MG).

 

Entre as linhas temáticas abrangidas pela chamada, estão: Gestão de Recursos Hídricos e Governança, Prevenção e Controle da Poluição Aquática, Segurança Hídrica, Integridade ambiental, Águas Urbanas, Hidroinformática, entre outras.

 

O acordo foi firmado entre o CNPq e a HidroEX no dia dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Para mais informações, acesse a Chamada de Projetos MCT/CNPq/UNESCO/HidroEX nº 10/2013.

 

(CNPq)


Data: 06/05/2013