Aprovado pela Capes o primeiro mestrado do campus da UFCG em Cuité

Pós-graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia deve começar suas atividades em agosto

O Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, ganhará seu primeiro mestrado ainda neste ano. Trata-se do Mestrado Acadêmico em Ciências Naturais e Biotecnologia. O anúncio foi feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que aprovou a proposta da nova pós-graduação durante a 145ª Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior, realizada de 22 a 25 deste mês, em Brasília.

O novo curso funcionará no bloco H, campus de Cuité, e está vinculado às Unidades Acadêmicas de Educação e Saúde da instituição. De acordo com a coordenadora da proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia (PPGCNB), Prof.(a) Magnólia Campos, o mestrado irá abrigar duas linhas de pesquisa: Biotecnologia Industrial e Biotecnologia Ambiental.

“É uma conquista de extrema relevância para nós. Para os alunos e ex-alunos do CES, a implantação do mestrado representa a oportunidade da continuidade de sua formação acadêmica em nível de pós-graduação, ampliando o leque de alternativas em universidades federais na região e no estado da Paraíba. Para o campus do CES representa desenvolvimento, consolidação de pesquisas científicas, incentivo para a fixação de docentes”, comemora Magnólia.

De início, a pós-graduação contará com 11 professores do CES e três professores de outras instituições, incluindo um docente Sênior do CES - professor Shiva Prasad; a professora Simone da Graça Ribeiro - pesquisadora da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia de Brasília; e o professor Plínio Telatorre, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

A previsão de início do curso é para agosto de 2013. Poderão se inscrever graduados nas áreas das Ciências Naturais, envolvendo graduados em Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição, Química, Física e áreas afins. Serão oferecidas 10 (dez) vagas a cada semestre, para as quais os interessados deverão se inscrever quando o edital de seleção estiver aberto.

(Ramsés França – Ascom/CES – 30.04.13)

Data: 30/04/2013