Estudante da UFCG é premiado em concurso promovido pelo Consulado da França

Lino Dias Correia é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino

O estudante da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Lino Dias Correia, ficou em 3º lugar no Concurso Francofonia 2013, promovido pelo Consulado Geral da França. O objetivo do evento é desenvolver a capacidade de apresentar os aspectos culturais e os modos de pensar do País dos participantes, bem como provocar o confrontamento de identidades culturais e a abertura para diferentes sistemas culturais.

Com o tema 10 palavras da Francofonia os participantes – jovens de 18 a 30 anos com conhecimento intermediário de Francês – deveriam criar um vídeo clipe poético, música, poesia, slam ou rap usando, no mínimo, sete das dez palavras sugeridas pelo concurso. Eram elas: atelier, bouquet, cachet, coup de foudre, équipe, protéger, savoir-faire, unique, vis-à-vis, voilà.

O vídeo deveria ter duração de um a dois minutos. Os três melhores trabalhos foram agraciados com viagem para festivais culturais franceses.

Pela 3ª colocação, Lino Dias foi agraciado com com uma viagem para o Festival Identités plurielles à Vichy, que será realziado de 14 a 27 de julho. A premiação inclui passagens aéreas de ida e volta, hospedagem, restauração, participação no festival - ateliers e encontros culturais.

“O prêmio caiu como uma luva já que a temática intercultural via língua francesa é o centro do evento e é sobre esse tema que desenvolvo minha dissertação de mestrado dentro da realidade de ensino-aprendizagem de Francês. Além de uma ótima experiência, posso afirmar que a participação nesse festival me permitirá fazer levantamentos importantes para minha pesquisa”, disse.

Confira aqui o vídeo.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 25.04.13)

Data: 25/04/2013