topo_cabecalho
Da UFCG para a Copa do Mundo

O “Som da Copa” foi desenvolvido no curso de Design

 

O pedhuá, apito de madeira utilizado pelos índios e que inspirou a criação do instrumento que produzirá o som do Brasil na Copa do Mundo de 2014, teve o seu design inicial concebido no curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

O projeto foi desenvolvido pelo professor Itamar Ferreira, a partir solicitação do empresário campinense Alcedo Medeiros. “Ao nos apresentar o apito em madeira, ele propôs que desenvolvêssemos a marca e o projeto do produto”, afirmou o designer, acrescentando que a base da criação é a bandeira nacional.

 

A marca pedhuá em verde amarelo tem as letras d e h unidas para evitar dúvidas quanto à pronúncia, explica o designer. “Outro detalhe representativo da nossa cultura é a composição de três traços retangulares em cima da letra A, que, em tamanhos e posicionamentos diferentes, simbolizam o som soprado e o cocar indígena”, ressaltou.

 

No produto, segundo o professor da UFCG, houve a exploração das curvas, num formato sinuoso, para melhor ergonomia no manuseio. “Sua forma simétrica foi concebida objetivando facilitar o processo produtivo”, pontuou.

 

O pedhuá recebeu a chancela do Ministério dos Esportes para ser o som da copa. A previsão  é que seu lançamento aconteça em maio deste ano.

 

 (Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 19.04.13)

 

 

 


Data: 19/04/2013