topo_cabecalho
Parcerias podem ser opção para programas de formação docente

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sugeriu a empresários que firmem parcerias com o MEC para estimular iniciativas destinadas à formação de professores. Em palestra proferida na tarde de segunda-feira, 8, em São Paulo, durante debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o ministro destacou a importância da contribuição do empresariado no apoio à formação docente, que é, segundo Mercadante, chave no processo educacional.

“O professor é o maior agente multiplicador de qualquer ação, ele é peça fundamental para a qualidade”, disse. O encontro reuniu mais de 300 empresários de diversos setores.

Mercadante apresentou um panorama das políticas e programas do Ministério da Educação, da creche à pós-graduação. Destacou o esforço na primeira infância como estratégico para o desenvolvimento cognitivo e educacional futuro e salientou a importância do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa para o sucesso dessa política. Ele reafirmou às lideranças empresariais o compromisso de avaliar, no fim deste ano, todas as crianças aos oito anos de idade para que o MEC tenha um diagnóstico preciso de como está a aprendizagem nessa etapa do ensino em cada rede do Brasil.

“Os dados do censo demográfico já nos mostram que temos um grande desafio pela frente, com mais de 15% de crianças no Brasil ainda não alfabetizadas nessa idade”, justificou, ao apresentar um mapa sobre a situação desigual da alfabetização nas unidades da Federação.

Profissional — O número de matrículas — cerca de 2,5 milhões — em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi citado com destaque. “O Brasil, hoje, precisa de qualificação para poder crescer”, afirmou ministro. “Temos hoje 5% de desemprego, um índice muito baixo, e é na produtividade do trabalho que precisamos investir para manter a expansão.” O Pronatec tem como meta chegar a 8 milhões de vagas até 2014.

Quanto à importância de o empresariado participar do debate educacional, Mercadante comemorou o fato de o tema ser foco de interesse crescente: “O evento registrou recorde de perguntas e de presença, um ótimo indicador de interesse”, disse. “Isso mostra que o Brasil realmente está debatendo a educação, que a educação realmente está na pauta.” 

(MEC)


Data: 09/04/2013