Livro sobre o Pibid será lançado nesta quarta em Sumé

Será lançado nesta quarta-feira, 3 de abril, às 19h, na Biblioteca do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, o livro Pibid: memórias de iniciação à docência, organizado pelos professores Rozenval de Almeida e Sousa (CDSA) e José Rodorval Ramalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O livro será apresentado pela professora Valeria Andrade, do CDSA. Na ocasião, o Coral Universitário do Cariri (CUCA), sob regência do professor Erivan Silva, apresentará o espetáculo “Paraíba em Cantos”. O evento também contará com performances de artistas locais.

A solenidade de lançamento do livro terá participação do pró-reitor de Ensino, e ex-coordenador institucional do Pibid da UFCG, professor Luciano Barosi, além dos 23 escritores da obra no CDSA (alunos, supervisores e coordenador) e escritores do PIBID da UFPB (alunos e coordenador).

Sobre a obra

O livro, reúne experiências do PIBID/Sociologia em cinco instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual do Vale do Acaraí (Ceará). São apresentados 25 relatos, sendo cinco de professores coordenadores, dois de professores supervisores e 20 de alunos bolsistas.

O lançamento acontecerá em todas as instituições parceiras na obra, começando pela Universidade Federal da Bahia, onde a ação tem a frente o professor Luiz Lourenço - coordenador do Pibid/Sociologia naquela universidade, que juntamente com os alunos bolsistas do programa na UFBA é autor de um dos textos do livro.

“No livro, chamamos a atenção, para algumas ideias-chave, entre elas: a busca experimental de métodos e conteúdos adequados ao ensino da disciplina; o forte impacto causado pelo PIBID na vida universitária de estudantes e professores envolvidos no Programa; a consciência progressiva de que as nossas licenciaturas se resignaram, com exceção do caso de Sumé-PB, em ser uma espécie de “sombra” do bacharelado; as dificuldades encontradas nas escolas com planejadores e professores sem formação específica; a preocupação em adequar o fundamental da perspectiva sociológica nas quarenta horas anuais; a produção de recursos didáticos, construídos, algumas vezes, pelos próprios alunos, para facilitar a apreensão dos conteúdos desejados. Enfim, somos tentados a afirmar que, a medir pelos relatos e supondo que o mesmo tem se desenvolvido em vários outros Estados, o PIBID é hoje o maior laboratório de ensino da Sociologia de que temos notícia no Brasil”, destacam os organizadores.

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 02/04/2013