Edição deste ano do exame é regulamentada

Foi publicada na última quinta, 28, a Portaria Normativa nº 6 que regulamenta o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2013. A prova será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Nesta edição do Enade será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Cabe às instituições de ensino superior fazer o enquadramento de seus cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do Enade 2013, com base nas informações constantes do Cadastro do Sistema e-MEC e Censo da Educação Superior. O Inep publicará até 31 de maio de 2013 o Manual do Enade 2013, que estabelecerá os procedimentos técnicos para realização do exame. As inscrições dos estudantes habilitados é responsabilidade das instituições e deverá ser feita no período de 9 de julho a 16 de agosto de 2013, na página eletrônica do exame.

Participarão da prova estudantes ingressantes, que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2013; concluintes dos cursos de bacharelado, que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014; aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição até o termino do período de inscrição; os estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia, com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2013, e os  que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição, até 16 de agosto.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Acesse a página eletrônica do Enade.

(MEC)

Data: 01/04/2013