Abertas na UFCG inscrições para concurso sobre Semiárido

Estão abertas as inscrições para o IV Concurso de Redação e Artigo Científico “Expedição do Semiárido”. O concurso é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido – PEASA/Museu Interativo do Semiárido – MISA, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque.

Este ano, o concurso vai premiar 43 expedicionários, sendo sete alunos de escolas públicas, sete de escolas privadas, cinco de escolas técnicas ou profissionalizantes e seus respectivos professores orientadores, bem como cinco alunos de graduação e pós-graduação, de universidades públicas ou privadas.

Os alunos de escolas públicas, privadas ou técnicas profissionalizantes concorrem na categoria Redação e universitários concorrem na categoria Artigo Científico. Podem concorrer estudantes que estudem em qualquer cidade do Estado da Paraíba. Os candidatos classificados (com melhor trabalho apresentado) ganharão uma viagem de oito dias, por várias cidades do Semiárido nordestino, percorrendo um roteiro riquíssimo pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Sergipe.

O concurso tem como objetivo estimular o conhecimento sobre a região do Semiárido, no intuito de se combater a premissa de que a mesma é sempre uma “região-problema”, quando na verdade apresenta recursos ambientais, sociais, antropológicos, históricos, econômicos e culturais singulares, e potenciais que muito contribuíram e contribuem para a formação da população paraibana e fortalecimento do estado. O evento conta com o patrocínio e apoio de instituições como o Sebrae, BNB, Banco do Brasil, Governo do Estado/PBTUR, Comprov, Lokmaq e Instituto Nacional do Semiárido.

No roteiro deste ano os expedicionários vão conhecer o Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna (PB); a Estátua de Santa Rita, em Santa Cruz (RN); a Estância Termal Brejo das Freiras, em São João do Rio do Peixe (PB); farão a subida ao Pico do Jabre, em Matureia (PB);  conhecerão os engenhos, museus e as atrações culturais no Circuito do Frio das cidades de Triunfo e Garanhuns (PE); a Hidrelétrica de Paulo Afonso e um passeio pelo cânion, em Xingó (BA; a cultura enraizada de Caruaru (PE); a história cinematográfica e museológica de Cabaceiras (PB), além do belo pôr do sol em Pai Mateus e trilhas pelas belezas naturais da região. Finalizando a Expedição o grupo participa de um passeio de catamarã pelo Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB).

Para ganhar essa viagem os estudantes do ensino médio ou técnico profissionalizante se submeterão a uma redação presencial sobre um dos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável; Meio Ambiente; Cultura Popular; Aproveitamento Sustentável dos Recursos Naturais; Recursos Hídricos da Região Semiárida. As redações serão realizadas em Campina Grande, Cuité, Sumé, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras.

Os Artigos Científicos podem ser escritos abordando os seguintes temas: desenvolvimento sustentável; meio ambiente; cultura popular; produção agropecuária familiar e comunitária; agregação de valor através da agroindústria; aproveitamento sustentável dos recursos naturais; recursos hídricos da região semiárida; recomposição da vegetação nativa; aspectos socioeconômicos, antropológicos, históricos e geográficos da região.

As inscrições serão realizadas até o dia 26 de abril de 2013. A submissão dos artigos será até o dia 06 de maio e a redação (presencial) será no dia 18 de maio. O resultado está previsto para ser divulgado até o dia 18 de junho e a Expedição ocorrerá no período de 14 a 21 de julho. O regulamento e a ficha de inscrições estão disponíveis no portal www.expedicaosemiarido.org.br . Mais informações pelo telefone (83) 2101 1591.

(Ascom PEASA/MISA/UFCG)

Data: 01/04/2013