topo_cabecalho
Morre John Manuel Monteiro

Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp faleceu nesta terça, em acidente automobilístico

 

Faleceu na noite desta terça-feira, dia 26, em acidente automobilístico no estado de São Paulo, um dos maiores especialistas em história indígena do País. John Manuel Monteiro, 56 anos, era diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com vasta experiência em pesquisa documental nas Américas, Europa e Índia.

 

Graduado em História pelo Colorado College, em 1978, mestre e doutor pela Universidade de Chicago, 1980 e 1985) e livre-docente pela Unicamp em 2001, tornou-se professor titular do Departamento de Antropologia da Unicamp, chegando a coordenar o Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA) Orientou 8 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado; três das quais ganharam prêmios nacionais.

 

“Todos nós historiadores e antropólogos que trabalhamos com a temática indígena no Brasil temos a consciência do que perdemos, mas também sabemos da magnífica contribuição deste maravilhoso ser humano e intelectual para o campo das Ciências Humanas e para os Direitos dos Povos Originários. Temos pela frente uma enorme responsabilidade no campo da educação, da etnohistória para continuarmos a sua lula pela valorização da memória dos povos indígenas no Brasil”, comentou a coordenadora do programa de Pós-graduação em História da UFCG, Juciene Ricarte Apolinário.

 

(Ascom/UFCG)


Data: 27/03/2013