Golpe de 64 e Ditadura Militar serão debatidos na UFCG

Atividade acontece no dia 1º de abril no Centro de Humanidades

Um dos períodos mais sombrios da História do Brasil completa 49 anos no próximo dia 1º de abril. Uma data que marca o início de um movimento político-militar liderado pelas forças armadas do País e seus aliados civis. Estamos falando do Golpe de Estado e implantação da Ditadura Militar, que durou 21 anos.

Com intuito de debater a temática, será realizado na próxima segunda, dia 01º, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o ciclo de debates com o tema 1964-Golpe de Estado e Ditadura no Brasil 49 anos depois.

“Passados quase meio século daqueles dramáticos acontecimentos algumas perguntas ainda se impõem.  Por que a resistência das forças democráticas e de esquerda não foi capaz de derrotar a ação e o golpe de direita? Qual o caráter de classe e as características da ditadura então implantada? Por que o Brasil não puniu até hoje os executores? O que passou e o que ainda permanece daqueles terríveis tempos de terror no Brasil?”, indaga um dos debatedores do evento, o professor Luciano Mendonça.

A atividade acontecerá nos turnos manhã e noite no Auditório do Centro de Humanidades (CH), campus de Campina Grande, e contará com a presença dos professores da UFCG, Luciano Mendonça, Fábio Freitas, José Benjamin Montenegro e Maurino Medeiros, além dos professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcia de Fátima Guerra Ferreira e José Jonas Duarte.

Confira a programação:

Segunda, dia 1º

Tema: 1964-Golpe de Estado e Ditadura no Brasil 49 anos depois.

Expositora: Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (UFPB)

Debatedor: Fabio Freitas (UFCG)

Coordenador: Luciano Mendonça de Lima (UFCG)

Local: Auditório do Centro de Humanidades (CH)

Noite

Tema: 1964-Golpe de Estado e Ditadura no Brasil 49 anos depois.

Expositor: José Jonas Duarte (UFPB)

Debatedor: José Benjamin Montenegro (UFCG)

Coordenador: Maurino Medeiros (UFCG)

Local: Auditório do Centro de Humanidades (CH)