7 maneiras como graduandos podem enriquecer seus currículos

Está com medo de não ter experiências suficientes para adicionar no seu currículo? Confira 7 maneiras de enriquecer o seu CV sem precisar acumular experiências profissionais

Escrever um currículo é uma tarefa complicada, especialmente para graduandos que não possuem tanta experiência quanto gostariam. Contudo, nem só de experiências profissionais é feito um CV. Confira a seguir 7 maneiras simples de enriquecer o seu currículo e competir no mercado de trabalho em condições justas:

1. Reforce sua presença online

Desenvolver a sua presença online dá a você mais credibilidade como candidato. Se um empregador não pode encontrá-lo na web é como se você não existisse. Invista tempo em criar um conteúdo de qualidade.

2. Desenvolva projetos de pesquisa

Uma boa saída é se envolver no meio acadêmico e desenvolver seu próprio projeto de pesquisa. Esse tipo de experiência costuma valer tanto quanto estágios e trabalhos voluntários. É fundamental que você encare o projeto como uma espécie de emprego.

3. Abra seu próprio negócio

Claro que não é tão simples quanto parece iniciar um negócio, mas pense seriamente na ideia. Se a oportunidade não estiver ali, crie. Procure mercados em expansão, encontre boas tendências. Você não precisa se tornar um empreendedor, só um trabalho de verão já pode ajudar.

4. Comece de baixo

Não tenha medo de começar trabalhando com empregos mais básicos, eles podem ensinar muitas coisas. Invista o seu tempo livre em estágios ou programas de menores aprendizes . Tenha em mente que qualquer conhecimento pode ser útil nos próximos anos da sua carreira.

5. Compartilhe seu conhecimento

Já pensou em utilizar os seus talentos para oferecer tutorias? Pense na ideia de orientar alguém, isso vai render boas indicações no seu currículo. Entre em contato com a sua universidade ou mesmo com escolhas de ensino médio próximas a você.

6. Trabalhe por experiência

Não recuse estágios olhando apenas a remuneração. Claro que você precisa se sustentar, mas trabalhar unicamente pela experiência vai mostrar para os possíveis empregadores quão interessados você está em desenvolver seus conhecimentos na área em que atua.

7. Aprenda habilidades especiais

Procure por cursos que ajudem você a desenvolver habilidades especiais voltadas para a área da sua formação. Isso vai fazer de você um profissional mais completo e, em consequência, mais desejado pelos potenciais empregadores.

(Universia)

Data: 11/03/2013