Hospital Universitário vai receber R$ 350 mil por mês da prefeitura

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Saúde, vai repassar cerca de R$ 350 mil por mês ao Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, pela compra de serviços médicos, a exemplo o PSA, um exame hormonal para detectar o câncer de próstata, que antes era feito exclusivamente pela rede privada. Além do aporte, o HU ainda recebe cerca de R$ 490 mil.

O repasse é produto da contratualização assinada ontem pela PMCG e o hospital, durante solenidade no Palácio do Bispo, com as presenças do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e o secretário de Saúde, Metuselá Agra, o Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, e o superintendente do HUAC, médico Evaldo Nóbrega.

Segundo o secretário Metuselá, a contratualização é determinada pela Constituição Federal, segundo a qual a saúde deve ser pública e que os hospitais privados devem apenas fazer a complementação, o que não estava ocorrendo, posto que os estabelecimentos privados ficavam com a maior parte dos recursos do SUS na cidade.

Já o prefeito Veneziano disse que “Campina Grande sai na frente quando convenia com o Hospital Universitário e faz essa contratualização, ou seja, estabelece um vínculo legal”, acrescentando que antes existia “relação tácita” que terminava originando dúvidas. O Reitor da UFCG, Thompson Mariz, destacou a contratualização, a disposição do prefeito de aumentar a parceria com a universidade e o hospital. O superintendente Evaldo Nóbrega também prometeu prestar um serviço de qualidade aos pacientes e ressaltou a capacidade do corpo médico e de funcionários do HU. Ainda falaram o deputado Vital Filho, o vice-prefeito José Luiz e o representante do Ministério da Saúde, Gentil Venâncio. Nos próximos dias, será assinada a contratualização com os hospitais filantrópicos Pedro I, FAP e João XXIII.

Data: 18/04/2006