Professor da UFCG lança livro sobre o PIBID

Lançamento aconteceu nesta terça, dia 05, na Universidade Federal da Bahia (UFBA)

O professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Rozenval de Almeida e Sousa, lançou na manhã desta terça, dia 05, o livro Pibid: memórias de iniciação à docência. O lançamento aconteceu no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A obra é organizada pelo professor Rozenval – do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé -, em parceria com o professor José Rodorval Ramalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O livro reúne experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Sociologia) em cinco Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Nele, são apresentados 25 relatos, sendo cinco de professores coordenadores, dois de professores supervisores e 20 de alunos bolsistas.

Entre os realtos abordados no livro estão a busca experimental de métodos e conteúdos adequados ao ensino da disciplina, o forte impacto causado pelo PIBID na vida universitária de estudantes e professores envolvidos no Programa, as dificuldades encontradas nas escolas com planejadores e professores sem formação específica, a preocupação em adequar o fundamental da perspectiva sociológica nas quarenta horas anuais,e a produção de recursos didáticos construídos pelos próprios alunos para facilitar a apreensão dos conteúdos desejados.

“Somos tentados a afirmar que a medir pelos relatos e supondo que o mesmo tem se desenvolvido em vários outros Estados, o PIBID é hoje o maior laboratório de ensino da Sociologia de que temos notícia no Brasil”, destacam Rozenval.

Além da UFBA, o lançamento da obra acontecerá também em todas as instituições parceiras do livro.

O PIBID

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

(Rosenato Barreto – Ascom/CDSA – 05.03.2013)

Data: 05/03/2013