Redimensionar a UFCG é desafio do novo reitor

Solenidade de transmissão de cargo aconteceu na última sexta na Fiep

Foi realizada na noite da última sexta-feira, dia 1º, no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), a cerimônia de transmissão de cargo de reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A solenidade – uma reunião extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário -, contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, representantes de autoridades nas esferas municipal e federal, além de diversos membros da comunidade acadêmica.

Na ocasião, a coordenadora da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (SODS), Maria do Socorro Pereira, realizou a leitura do termo de posse do reitor, José Edilson Amorim, e do vice-reitor, Vicemário Simões. Também foram empossados na solenidade os pró-reitores e secretários da nova gestão.

Em seu pronunciamento, o ex-reitor, Thompson Mariz, rememorou fatos que marcaram a criação da UFCG e ressaltou o crescimento da universidade nos últimos 10 anos.

“Tínhamos uma universidade com quatro campi - Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras -, com estruturas precárias, 29 cursos – dos quais 21 em Campina Grande -, dois doutorados, sete mestrados, ofertava 1610 vagas, tinha 1100 funcionários, 750 docentes, 170 prédios e oferecia 900 refeições diárias. Hoje contamos com ais três campi – Cuité, Pombal e Sumé -, temos 75 cursos de graduação, dez doutorados, 18 mestrados, ofertamos 4750 vagas, temos 1600 servidores, 1400 professores, construímos 180 novos prédios e oferecemos 4 mil refeições ”, ressaltou, agradecendo a todos que colaboraram para edificação da UFCG e dizendo que sai do seu reitorado coma sensação de dever cumprido.

Na sequência, foi dada a palavra à professora Maria Marques Vieira, diretora do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa, que falou em nome de todos os diretores de centro. O mesmo ato, desta vez representando toda a comunidade acadêmica, foi feito pela servidora Adail Ferreira Paz.

Parcerias

Empossado, o vice-reitor, Vicemário Simões, agradeceu aos colaboradores da campanha e reafirmou que o reitorado trabalhará para tornar a UFCG cada vez melhor. Disse ainda que a nova gestão trabalhará para ampliar parcerias.

“Estamos dispostos a firmar parcerias com o município e com o Governo Estadual para o engrandecimento da nossa instituição e do nosso Estado, mas sem esquecer do social”, destacou.

Opinião compartilhada pelo governador Ricardo Coutinho que demonstrou interesse em dialogar com as universidades da Paraíba para melhorar os índices educacionais do Estado. “O desenvolvimento do nosso País passa pelo desenvolvimento educacional e tecnológico e nós não podemos vencer esse desafio sem as universidades”, disse, afirmando que a democracia é possibilitar aos diferentes e desiguais, oportunidade iguais. “E isso só se faz com Educação”, finalizou.

Desafios

Encerrando a solenidade, o reitor Edilson Amorim falou da sua satisfação na composição da nova equipe, “Vocês são o elemento decisivo, o diferencial qualitativo dessa nova gestão”, disse, elogiando também a gestão do ex-reitor, Thompson Mariz, e sua equipe, no processo de crescimento e consolidação da universidade.

“Precisamos redimensionar e reestruturar nossa instituição e isso requer planejamento e execução competente. Agradecemos a todos por termos sido a opção escolhida para suceder o professor Thompson. Temos consciência da nossa responsabilidade e dos compromissos firmados e convidamos a todos para trabalharmos juntos pela UFCG e aprimorar ainda mais nossa instituição”, encerrou.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 04.03.13)

Data: 04/03/2013