topo_cabecalho
Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2013 recebe inscrições

 

O prazo de inscrições para a 33ª Edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica inicia nesta segunda-feira (15/02) e segue até o dia 17 de maio.

 

Em 2013, a categoria contemplada é Divulgação Científica e Tecnológica, que premiará o pesquisador ou escritor enquanto divulgador da ciência, tecnologia e inovação para o grande público. O agraciado proferirá uma conferência sobre a sua contribuição para o conhecimento público da CT&I durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

As inscrições podem ser efetuadas pelo próprio candidato ou seu representante legal ou por indicação de dirigentes de entidades públicas ou privadas, em conformidade com o regulamento disponível no site www.premiojosereis.cnpq.br

 

O prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e se destina às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público. Foi criado,  em 1978, em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador, José Reis.

 

José Reis – Nascido no Rio de Janeiro, em 1907, sua formação acadêmica incluiu os melhores centros nacionais, como a Faculdade Nacional de Medicina (1925-30) e o Instituto Oswaldo Cruz (1928-29). Especializou-se em virologia (1935-36), no Rockefeller Institute, em Nova York. Foi diretor do Instituto Biológico de São Paulo e como pesquisador realizou diversos trabalhos em Ornipatologia, tornando-se especialista em doenças de aves.

 

Em 1947, o professor José Reis começou a publicar artigos de divulgação científica no jornal Folha da Manhã. Esses artigos foram importantes para sua trajetória profissional, que inclui a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ajudou a fundar em 1948. José Reis conseguiu aliar uma importante carreira como pesquisador de renome internacional ao trabalho de explicar ciência de modo didático por meio da imprensa. Faleceu no dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos.

 

Premiação 2013 - Categoria Divulgação Científica e Tecnológica:

 

- Importância em dinheiro de R$ 20 mil

 

- Diploma

 

- Participação na Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC)

 

 Para saber mais acesse  www.premiojosereis.cnpq.br ou envie uma mensagem para pjr@cnpq.br

 

(CNPq)


Data: 04/03/2013