Equipe da UFCG retorna de mais uma missão cumprida no Projeto Rondon

Ações de cidadania foram levadas ao município de Neópolis, em Sergipe

Já está de volta à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a equipe de rondonistas da instituição responsável por levar ações de cidadania ao município de Neópolis, em Sergipe, através da Operação São Francisco, do Projeto Rondon, realizada pelo Ministério da Defesa.

Do período de 22 de janeiro a 02 de fevereiro foram desenvolvidas, naquele município, ações nas áreas de Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, e Saúde. Na bagagem dos rondonistas, além da experiência obtida através das ações ficou a sensação de dever cumprido.

“Todas as atividades do projeto foram preparadas com o intuito de atender as principais demandas do município de Neópolis e esperamos que a semente que ali plantamos, possa germinar para que, no futuro, possamos olhar pra trás e ver que nosso objetivo foi alcançado, que nós, realmente, conseguimos promover uma melhoria na qualidade de vida da população neopolitana”, diz a coordenadora da operação na UFCG e coordenadora de extensão cultural da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, a professora Nadege Dantas.

Opinião reforçada pela vice-coordenadora da operação, a professora Andrezza Duarte, do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité. “O Rondon permitiu para toda a equipe a humanização, a renovação e, principalmente, o crescimento de valores humanos e significativos na formação tanto do profissional quanto do indivíduo. Sem dúvidas, o objetivo de capacitar e formar alunos mais sensíveis e preparados para a realidade foi efetivamente alcançado, além de trazer para a população de Neópolis novas possibilidades”, ressalta.

E para quem pensa o Projeto Rondon proporciona aprendizado apenas aos moradores dos municípios beneficiados com as operações, os rondonistas da UFCG alertam: “Não aprimorei minhas técnicas médicas ou conhecimento científico, foi muito mais que isso, ampliei horizontes.           O meu maior ensinamento foi o humano. São experiências que levarei como profissional de saúde e que contribuíram para o meu crescimento. Aprendi a lidar com a pobreza, a ignorância, o descaso”, relata a estudante de Medicina, Aline Rocha.

Outra rondonista extasiada com a experiência é a estudante de Direito, Allane Eugênia. “O Projeto Rondon e o Direito são vias que se complementam e atuam no sentido de promover a justiça social e a cidadania. Em Neópolis, presenciei a aplicação do meu conhecimento adquirido em sala de aula no universo social. Pude ver de perto a metamorfose que a troca de conhecimentos proporciona. Eu, mesma inserida nas Ciências Humanas, estou me sentindo agora verdadeiramente humanizada. Voltarei para o meu Estado uma profissional muito melhor do que era antes”, conta.

Participaram também da operação os estudantes Allyne Macedo, do Curso de Odontologia, campus de Patos;  Anderson Vieira, do Curso de Farmácia, Dallyane, do Curso de Nutrição, e Priscilla Tereza, do Curso de Enfermagem, todos do campus de Cuité; Paulo César Silva Hilário, do Curso de Ciências Sociais, em Sumé; e Tuanny Benjamim, do Curso de Enfermagem, campus de Campina Grande.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 07.02.2013)

Data: 07/02/2013