UFCG contribui para geração de campeões paraibanos em Olimpíadas de Matemática

Só a cidade de Paulista, no sertão da Paraíba, conquistou 22 prêmios na OBMEP 2012

A pequena cidade de Paulista, localizada no sertão da Paraíba, foi destaque em nível nacional por conseguir um grande feito na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2012). Os paulistenses conquistaram 22 prêmios, sendo cinco medalhas de ouro, duas de prata, três de bronze e 12 menções honrosas.

A grande responsável por este feito é a professora Jonilda Alves Ferreira, de 44 anos, e que leciona aulas de matemática para alunos do 6º ao 9º ano, desde 2002 em Paulista. Mas, e o que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem a ver com isso?

É que desde 2005, a universidade é parceira da OBMEP e os estudantes premiados com medalhas - além de ganhar uma bolsa de R$ 100 mensais do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), instituto organizador da olimpíada - , participam de um curso de iniciação científica ministrado na UFCG.  Na Paraíba, são dois polos: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que abrange toda a região de João Pessoa, e a UFCG, que alcança Campina Grande e região, até o sertão da Paraíba.

Durante dez meses, os alunos premiados têm aulas na UFCG. As aulas acontecem uma vez por mês, aos sábados, das 08h às 15h, e são ministradas pelos professores José Vieira Alves e Luiz Mendes, com o  apoio de dois alunos monitores do curso de Matemática. Uma média anual de 15 alunos participam do curso.

O conteúdo das aulas ministradas é fornecido pela OBMEP e os alunos selecionados são divididos em grupos. “Quando nós recebemos a listagem dos alunos que vão assistir às aulas, dividimos esses alunos em grupos de acordo com o ano escolar e também entre aqueles que já foram premiados muitas vezes nas olimpíadas. É uma preparação diferenciada, de acordo com a orientação da olimpíada”, explica o coordenador regional da olimpíada, o professor José de Arimatéia Fernandes.

Ainda de acordo com ele, o resultado do estímulo realizado pela professora Jonilda vai muito além das medalhas conquistadas por seus alunos. “Esses alunos premiados que vêm até a universidade assistir às aulas começam a se interessar pelo universo acadêmico. Prova disso é que temos dois alunos provenientes da OBMEP e que se interessaram pelo nosso curso, além de outros que estão cursando algumas das engenharias da instituição. E isso é maravilhoso, é contagiante”, comemora.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 05.02.2013)

Data: 05/02/2013