Reitor inaugura obras no campus de Cajazeiras

Thompson Mariz foi homenageado pelo “reitorado histórico”

Em solenidade marcada por discursos de agradecimentos ao reitor Thompson Mariz, por sua dedicação à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e em especial ao campus de Cajazeiras, foram inauguradas na última quinta-feira, dia 20, dez obras e instalações no Centro de Formação de Professores (CFP).

O evento foi aberto com um tributo a Luiz Gonzaga, executado em violão clássico pelo vice-diretor do CFP, Osmar Luiz da Silva Filho, e contou com a participação de um grande público formado por ex-diretores do centro, políticos da região e membros da comunidade universitária de instituições instaladas na cidade de Cajazeiras.

O diretor do CFP, Cezário Almeida, falou da felicidade de conduzir “a cerimônia que certamente marcará a despedida do reitor Thompson Mariz em eventos nos campi localizados fora de sede” (o reitorado se encerrará em fevereiro de 2013).

O diretor também anunciou a assinatura de ordens de serviços, que totalizam R$ 13 milhões, para a construção de diversos equipamentos, a exemplo do laboratório de práticas docentes e a reestruturação do Hospital Universitário Júlio Bandeira. A aprovação do mestrado em Letras e a certeza de que o futuro reitor Edilson Amorim engrandecerá ainda mais o campus de Cajazeiras também foram tópicos da apresentação.

Representantes dos cursos de graduação, ex-diretores do CFP, o vice-reitor Edilson Amorim e o ex-prefeito de Cajazeiras, Francisco Rolim, em seus discursos, enalteceram a personalidade e as ações do reitorado de Thompson Mariz que determinaram o futuro promissor que a UFCG tomou desde a sua criação em 2002.

Visivelmente emocionado, o reitor da UFCG disse que não esperava receber uma homenagem daquela natureza. “Vim para inaugurar obrar e, de repente, me vejo bombardeado por palavras que me emocionam profundamente e que certamente ficarão para sempre na minha memória”, ressaltou.

Mariz contou momentos decisivos para a criação da UFCG e para indicação do seu nome como reitor pro tempore. Agradeceu a confiança e a amizade conquistada durante esses anos, dividindo com toda a comunidade o sucesso que foi a criação da UFCG, hoje considerada a 4ª melhor universidade do Nordeste (pelo IGC 2011 - Índice Geral de Cursos -  divulgado pelo MEC no começo deste mês).

Obras

Foram inauguradas as obras do Ginásio de Esportes “Antônio José de Sousa”, o Ambiente de Professores II, as residências universitárias Masculina (I) e Feminina (I), a Central de Aulas “Maria Letícia Botelho”, os laboratórios de Saúde Bucal e de Química (da Escola Técnica de Saúde), a expansão das redes elétrica e de logística (Dados, Wi-Fi (10MB) e telefonia) e a pavimentação de acesso às residências universitárias.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 26.12.12)

Data: 26/12/2012