CNPq realiza encontro de bolsistas do Ciência sem Fronteiras

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza na próxima segunda-feira, (17/12), um evento preparatório da viagem dos bolsistas de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) que foram aprovados para realizar atividades acadêmicas a partir do primeiro semestre de 2013 na Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido.

Com transmissão ao vivo para todo o Brasil via link a ser disponibilizado no site do Programa, o encontro contará com a presença do Presidente do CNPq, diretoria e coordenação do Ciência sem Fronteiras no CNPq, dos novos bolsistas, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores e das embaixadas dos países que receberão os estudantes brasileiros.

Durante o encontro, serão prestados esclarecimentos aos bolsistas do CsF sobre os serviços do Itamaraty, consulados brasileiros no exterior,informações antes da ida ao exterior, obtenção de visto, vida no país de destino, cartilha do CsF, blogs de bolsistas e ex-bolsistas, acomodação e alojamento, pagamento de benefícios, cartão bolsista no exterior, obrigações do bolsista, envio de documentos ao CNPq quando da chegada no exterior, parceiros, universidades custo de vida - vivendo com os recursos disponíveis, contratação do seguro saúde, adaptação a uma nova cultura, distância da família e amigos, entre outras dúvidas.

Os 108 futuros bolsistas do CsF que residem em Brasília foram convidados para participar no Auditório do CNPq e os novos bolsistas do restante do país podem acompanhar via link abaixo, que também estará disponível na página do Programa Ciência sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br)

(CNPq)

Data: 13/12/2012