Começa sexta o III Encontro de Iniciação à Docência da UFCG

A partir da próxima sexta-feira, dia 14, até o domingo, dia 16, cerca de 500 participantes irão se reunir no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega durante o III Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Durante esses três dias, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da instituição, bem como pessoas que desenvolvem trabalhos pedagógicos diferenciados, nas mais variadas áreas de licenciatura da UFCG, irão debater as diversas formas de interação entre a universidade e a educação básica.

A programação do evento inclui ainda a realização de diversas atividades, como mesas redondas, minicursos, palestras e espaços de socialização, além de exposições e apresentação de vídeos e materiais pedagógicos.

A palestra de abertura será proferida a partir das 11h da sexta pelo professor Dr. Márcio Caniello, sobre a vocação da UFCG para a formação de professores. No sábado pela manhã, serão proferidas duas outras palestras: Cuidados com a Voz, com o maestro e professor Dr. Vladimir Silva, e Articulações entre a Psicologia e a Educação, com a professora Dra. Betania Amorim. O evento será encerrado no domingo, dia 16, após a realização de painel de avaliação.

Pibid

O Pibid é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo objetivo é incentivar a formação de professores para a educação básica e elevar a qualidade da escola pública.

Através dele, são concedidas bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 12.12.12)

Data: 12/12/2012