Índice do MEC aponta a UFCG como a 3ª melhor universidade do Nordeste

Instituição foi a melhor avaliada no estado

Indicador usado para determinar a qualidade de instituições de ensino superior, divulgado pelo MEC na última quinta, dia 6, apontou a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a melhor universidade do estado da Paraíba e a terceira melhor da Região Nordeste.

De acordo com o IGC 2011 (Índice Geral de Cursos), a UFCG obteve conceito 4 (IGC contínuo 3,48), de um máximo de 5, enquanto que as duas outras universidades públicas do estado, a UFPB e a UEPB, obtiveram 3,41 (conceito 4) e 2,80 (conceito 3), respectivamente.

Ao todo, foram avaliadas 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. Apenas 27 faculdades e universidades alcançaram a avaliação máxima.

Estes resultados compõem o primeiro ciclo completo dos indicadores de qualidade, evidenciando a evolução de 2008 a 2011, quando foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições.

Fazendo um comparativo do IGC contínuo da UFCG com os números de 2008 (2,91 – Conceito 3), 2009 (2,98 – Conceito 4), e 2010 (3,09 – Conceito 4), observa-se um aumento significativo dos índices de qualidade dos cursos da UFCG, tanto na graduação como na pós-graduação.

O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, com dados do MEC)

Data: 10/12/2012