topo_cabecalho
Diretor do CDSA participa do Seminário de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional em Brasília

Márcio Caniello foi convidado pela Presidência da República para o evento

 

A convite da Presidência da República, o diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, professor Márcio Caniello, estará participando até a próxima quinta-feira, 6 de dezembro, do Seminário de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília. A organização do evento é do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

O Seminário tem como objetivo contribuir para a concretização da Diretriz III da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN): “instituição de processos permanentes de educação alimentar e nutricional, pesquisa e formação nas áreas de segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada” (Decreto nº 7.272/2010).

 

Esse evento também corrobora várias resoluções da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (2011), destacando-se as seguintes: “54. Fomentar a produção do conhecimento em segurança alimentar e nutricional, valorizando e apoiando as tecnologias sociais, construídas junto aos atores sociais, a partir da realidade local e baseadas em produção coletiva, gerando respostas mais adequadas e eficientes aos diferentes contextos regionais e biomas”, e, “55. Fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados para a segurança alimentar e nutricional com enfoque multidisciplinar e recortes territorial, étnico-racial e de gênero. Deve ser garantida a ampla divulgação dos resultados para a sociedade e valorizadas e replicadas as iniciativas e experiências que contribuam para a promoção da SAN e melhoria da qualidade de vida”.

 

“Fomos convidados em virtude do acúmulo de pesquisa e extensão em segurança alimentar e nutricional dos povos do campo do Semiárido desenvolvidos nos Grupos de Pesquisa que participamos, no Projeto Universidade Camponesa e, agora, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Será uma grande oportunidade de apresentarmos novos projetos, como o Agroparque do Cariri, para consolidarmos essa importante agenda de pesquisa e extensão na UFCG e no CDSA”, disse o professor Márcio Caniello.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 04/12/2012