Palestra sobre quilombos da Paraíba será proferida nesta terça na UFCG

Uma palestra sobre a realidade das comunidades quilombolas na Paraíba será proferida na manhã desta terça-feira, dia 4, a partir das 10h, no Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Agroambientais (Licta) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Campina Grande.

Promovida pelo Projeto Universidades Cidadãs e pela Associação de Apoio às Comunidades Afrodescendentes (Aacade), a palestra contará com a participação da socióloga Francimar Fernandes, do educador Luiz Zadra e do educador e fotógrafo Alberto Banal.

Um levantamento realizado pela Fundação Cultural Palmares mapeou 3.524 comunidades quilombolas em todo o Brasil. Na Paraíba, já foram identificadas 38, quase todas na zona rural. Os quilombos paraibanos reúnem cerca de 2.700 famílias com aproximadamente 12 mil pessoas, que enfrentam graves problemas de moradia, saneamento, educação, geração de renda e acesso à terra.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 03.12.12)

Data: 03/12/2012