UFCG realiza colação de grau do período 2012.1 do campus de Campina Grande

Cerimônia aconteceu na última sexta no Centro de Convenções Raymundo Asfóra

O reconhecimento da excelência e a valorização da interação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a sociedade foram exaltados no discurso da oradora Débora Verônica Soares, do curso de Engenharia Química, na solenidade de Colação de Grau do campus de Campina Grande, Período Letivo 2012.1, que aconteceu nessa sexta, dia 30, no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, no Garden Hotel.

“A UFCG será impossível de ser apagada da nossa história”, pontuou, alertando que, agora, nas diferentes provas da vida, os erros não serão apenas como pontos perdidos numa avaliação.

Participaram da solenidade, 209 concluintes dos cursos de graduação dos centros de Ciência e Tecnologia (CCT), de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e de Humanidades (CH). Outros 102 formandos colaram grau antecipadamente.

“Humanista”

O paraninfo geral, professor Heber Carlos Ferreira, foi apresentado pelo professor aposentado Edson Costa Pereira, do curso de Engenharia Civil, que destacou o humanista “com letras maiúsculas”, num contraponto ao reconhecimento de ser um bom profissional. “Os senhores das guerras são bons profissionais, na eficiência em matar e liderar tropas, mas dificilmente serão lembrados como personagens do humanismo”, marcou.

O paraninfo falou da sua trajetória acadêmica, dos 50 anos como profissional - da implantação da Escola Politécnica ao atual estágio como professor voluntário da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais-, “num permanente construir e reconstruir, com novas posturas, disciplinado e comprometido com o futuro. Preparado para as constantes reconstruções que se apresentarão”.

Último discurso

Seguindo o tom de despedida e de reconstrução, o reitor Thompson Mariz, em seu pronunciamento, agradeceu a todos os que encamparam a luta pela criação da UFCG. “À comunidade acadêmica, à sociedade paraibana e à classe política estadual, pois fizeram nascer uma universidade de excelência, que não passa um mês sem ter um dos seus membros ou cursos homenageados, no Brasil ou no exterior”.

Mariz falou do progresso obtido nos últimos anos, do acréscimo nos números de cursos (29 para 75, graduações; de 8 para 18, mestrados; e de 4 para 10 doutorados), de alunos (10 para 19 mil, na graduação, e de 650 para mais de 2 mil, nas pós-graduações) e das oportunidades de inclusão advindas com plano de expansão - que criou três campi (Cuité, Pombal e Sumé), construiu o novo campus de Sousa, vem reconstruindo os campi de Patos e Cajazeiras, e tornou o campus de Campina Grande num “canteiro de obras”.

“Triplicamos a oferta de vagas vestibular (1.525 para 4.750), nomeamos mais de 700 professores e quase 600 técnico-administrativos. As 1.900 refeições dos nossos restaurantes universitários chegaram a cinco mil, diárias e gratuitas. São quatro mil bolsas, 188 prédios construídos e R$ 140 milhões investidos numa nova universidade. Números que impressionam outros reitores e até o próprio Ministério da Educação”, registrou.

Afirmou não se arrepender “em absoluto” de nenhum ato praticado nos dez anos à frente da Reitoria e que, se pudesse corrigir um ou outro erro comentido, faria sem nenhum constrangimento, “pois só não comete erros quem não tem a firmeza de fazer coisas”. Encerrou o seu último discurso em colação de grau como reitor da universidade, em Campina Grande, dizendo acreditar que “no futuro a UFCG será cada vez melhor”.

A solenidade também foi marcada por uma singela homenagem ao professor Jurgen Wolfgang Precker, da Unidade Acadêmica de Física, falecido nesse dia 30. A pedido do diretor do CCT, Bráulio Maia Júnior, foi feito um minuto de silêncio em sua memória.

Premiações por desempenhos acadêmicos.também fizeram parte da cerimônia. No CCT, o vencedor do prêmio Átila Almeida foi a formanda em Matemática (licenciatura) Marcela Luana da Silva. No CEEI, venceu o prêmio Mário Hattori o formando Renato Almeida de Freitas, do curso de computação; e, no CTRN, o prêmio Lynaldo Cavalcanti, ficou com Kaline Sonaly de Brito.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 03.12.12)

Data: 03/12/2012