Patos e Sumé sediam debates de candidatos a reitor da UFCG

Dando continuidade aos debates realizados pela Comissão Especial Eleitoral para escolha do próximo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram realizados nesta quinta-feira, dia 29, debates nos campi de Patos e Sumé.

Em Patos, o candidato Amauri Fragoso, da chapa Por uma UFCG de Todos, questionou a falta de planejamento e de democracia na universidade, cobrando políticas que solucionem o que chamou de precarização. Por outro lado, Edilson Amorim (UFCG, Cada vez Melhor) comentou a “guinada ideológica” e a repentina valorização da expansão promovida pela UFCG, pelos opositores, afirmando que era discurso de pura conveniência.

Em Sumé, Amorim questionou os porquês da caracterização de uma precariedade da UFCG, pelo oponente, apontando a inexperiência e o “torcicolo ideológico” de Fragoso, como pontos apresentados pela comunidade universitária como “provocadores de temor”. Rebatendo que o seu opositor também havia mudado de opinião em algumas questões, sendo contrário à paridade dos votos, Fragoso também questionou os critérios para composição da equipe administrativa atual.

Nos questionamentos da comunidade universitária, os candidatos responderam sobre educação a distância, democratização da educação, expansão universitária, atraso na entrega das obras de infraestrutura, pós-graduação e assistências às atividades de extensão.  Também,  diálogo com os estudantes, reposição do quadro técnico e progressão funcional dos professores foram temas debatidos.

Na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, seguindo o calendário da comissão eleitoral, os candidatos se reencontrarão em Pombal e Sousa. Na terça, dia 4, por duas vezes (manhã e noite) eles debaterão em Cajazeiras e, na véspera da eleição, quarta (5), realizarão o último debate, no campus de Campina Grande.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 29.11.12)

Data: 29/11/2012