Projeto na UFCG em Sumé leva a engenharia para estudantes do ensino médio

Tendo como objetivo a integração da universidade com os estudantes do ensino médio, professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG estão realizando palestras em diversas escolas do Cariri paraibano com abordagem sobre os cursos de engenharia.

As últimas palestras foram realizadas na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz e no Instituto Imaculada Conceição em Sumé e, na Escola Municipal Cônego João Marcos Pereira, na cidade de Serra Branca os dias 21 e 22 de novembro. São João do Cariri e Monteiro serão as próximas cidades visitadas pelo grupo.

A ação faz parte do projeto de extensão universitária “Promovendo a interação dos cursos de Engenharia da UFCG/CDSA com o Ensino Médio” coordenado pela professora Vilma Maria Sudério e que conta com a colaboração dos professores Fabiana Pimentel Macêdo Farias, Maria Leide Silva de Alencar e Renato Isidro e de alunos bolsistas e voluntários vinculados aos cursos de Engenharia da Instituição.

“Sabendo-se que o Brasil se encontra em pleno desenvolvimento tecnológico nos mais diversos segmentos do mercado, é de suma importância a preocupação com a formação de engenheiros qualificados para atender o mercado emergente. Este projeto objetiva promover a motivação nos alunos do ensino médio em cursar Engenharia”, disse a professora Vilma Sudério.

De acordo com a professora, cerca de 200 alunos assistiram às palestras, ocasião em que foi destacada a importância dos cursos de Engenharia do Campus da UFCG em Sumé, “visando o despertar de vocações e tornando mais visível o papel das engenharias no desenvolvimento tecnológico, social e sustentável da sociedade”.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 29/11/2012