CNPq firma parceria para a formação de pesquisadores em telecomunicações

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Ministério das Comunicações firmaram uma parceria para atrair e formar pesquisadores na área de telecomunicações.

O acordo inclui o repasse de R$ 2 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) para ser utilizado pelo CNPq na concessão de 555 bolsas de estudo para alunos de graduação em áreas como engenharia e ciência da computação, com ênfase em telecomunicações.

“Nosso objetivo é atrair estudantes e pesquisadores para a área de telecomunicações, que atualmente enfrenta uma carência de profissionais”, conta o secretário-adjunto do Funttel, Eder Alves, ressaltando que o incentivo à capacitação de recursos humanos é um dos objetivos do Fundo criado em 2001. Essa, no entanto, é a primeira ação realizada especialmente com este foco. “Até então, a capacitação era uma consequência dos investimentos em pesquisas e acabavam retendo o pessoal que já atuava na área. Dessa vez, a intenção é atrair pessoas que, sem esse estímulo, poderiam nunca se interessar pelo tema”, destaca.

Além das bolsas para os estudantes de graduação, que serão concedidas com recursos do Funttel, o CNPq se comprometeu a ampliar a oferta de bolsas na área de telecomunicações por meio do programa Ciência Sem Fronteira. Assim, serão concedidas outras 50 bolsas a estudantes de graduação, doutorado e pós-doutorado em cursos voltados para o setor.

(CNPq)

Data: 22/11/2012