Projetos do CDSA nas áreas de química e engenharia são aprovados no CNPq

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG foi contemplado com a aprovação de três projetos nas áreas de engenharia e química submetidos à chamada pública do CNPq e VALE S.A.

Foram aprovados os seguintes projetos: “Promovendo a sustentabilidade:estudo da secagem de frutas e hortaliças em um secador solar”, tendo coordenadora a professora Fabiana Pimentel Macêdo Farias; “Produção e Caracterização de sabão ecológico através da coleta e reaproveitamento de óleo residual de fritura”, a ser coordenado pela Técnica em Laboratório de Química Norma Maria de Oliveira Lima, e, “Promovendo a Integração do Curso de Engenharia de Produção da UFCG/CDSA com o Ensino Médio”, sob coordenação da professora Vilma Maria Sudério.

O projeto “Promovendo a sustentabilidade: estudo da secagem de frutas e hortaliças em um secador solar” será coexecutado pela Escola de Ensino Fundamental e Médio Plínio Lemos, em Puxinanã-PB. O projeto terá um orçamento de R$ 9.940,00, além de seis bolsas com duração de um ano, totalizando R$ 16.848,00. Além da professora Fabiana Pimentel Macêdo Farias, o projeto também contará com a colaboração dos professores Renato Isidro, Vilma Maria Sudério, Karla dos Santos Melo e Rômulo Augusto Ventura Silva.

O projeto “Produção e Caracterização de sabão ecológico através da coleta e reaproveitamento de óleo residual de fritura” terá a colaboração do Técnico de Laboratório de Biotecnologia do CDSA, Adriano Marques dos Santos, das professoras da UFCG, Crislene Rodrigues da Silva Morais e Helionalda Costa Silva e da estudante de doutorado Isis Tatiane Macedo. O projeto está orçado em 10 mil reais e terá seis bolsas com duração de um ano.

Já o projeto “Promovendo a Integração do Curso de Engenharia de Produção da UFCG/CDSA com o Ensino Médio”, coordenado pela professora Vilma Maria Sudério será aplicado na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, em Sumé-PB. Colaborarão com o projeto os professores Renato Isidro e Fabiana Pimentel Macêdo Farias. O custo de projeto será de 10 mil reais e também serão disponibilizadas seis bolsas com duração de um ano.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 14/11/2012