Programa da UFCG debate direitos humanos, educação e violência escolar em Serra Branca

Foi encerrada nesta quarta-feira, 7 de novembro, mais uma rodada de oficinas que o Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, através do seu eixo de ação “Direitos Humanos, Educação e Violência nas Escolas”, está realizando junto às escolas estaduais localizadas no Município de Serra Branca-PB.

“Nas oficinas, iniciadas nesta terça-feira (6), foram debatidos o tema ‘Violência escolar’ e a formulação de uma cartilha onde deverá conter, na visão dos envolvidos diretamente com o processo educacional, possíveis causas da violência escolar e soluções para erradicação desse mal”, destacou a professora Sônia Maria Lira Ferreira, que orienta os alunos bolsistas do Proext, José Aragonês Correia de Brito e Artur Araújo Almeida.

As oficinas tiveram início no dia 23 de outubro deste ano com um debate sobre o tema “Direitos Humanos”. No segundo dia do evento, teve a participação do professor do curso de Tecnologia em Gestão Pública do CDSA, José Irivaldo Oliveira. “O professor fez uma explanação mais profunda sobre a Declaração dos Direitos Humanos, e, dando seguimento, houve um debate sobre Educação, com base na visão filosófica de Hannah Arendt”, disse a professora.

“O objetivo principal do projeto é conscientizar toda comunidade acadêmica sobre os Direitos Humanos com foco na Educação, debater e traçar estratégias, apresentando subsídios para a formulação de políticas públicas no sentido do enfrentamento de um problema tão grave e que assola a vida de muitas famílias e de todos os demais envolvidos no processo educacional que é a Violência Escolar”.

O Programa de Extensão Universitária tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. No CDSA, o programa é desenvolvido através do Observatório de Políticas Públicas do Semiárido (OPPS).

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 08/11/2012