topo_cabecalho
600 bolsas de estudo para professores e pesquisadores para 2013

Estão abertas as inscrições para as Bolsas Ibero-América para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades. 3 mil professores e pesquisadores serão beneficiados pelo programa, que teve início em 2011 e vale 15 milhões de euros

 

Terceira edição do programa “Bolsas Ibero-América para jovens professores e pesquisadores Santander Universidades” vai conceder 600 bolsas de estudos para professores e pesquisadores. As bolsas concedidas são para estadia em centro de pesquisa ou universidade de um país latino-americano que não o país de origem do bolsista. O prazo de inscrições está aberto até o dia 3 de março de 2013.

 

As bolsas desta edição são para os professores e pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai. Serão financiados os gastos com alojamento, deslocamento e manutenção da bolsa por um período mínimo de dois meses.

 

O objetivo do programa é atualizar o nível de conhecimento do bolsista, fazendo com que ele aprenda novas técnicas e métodos para criar ou consolidar vínculos acadêmicos, além de completar a formação e especialização científica e técnica pessoal do pesquisador em formação.

 

A escolha dos candidatos se dará por meio da avaliação feita por um especialista do Comitê Avaliador e estará baseada em critérios de capacidade, mérito e objetividade, com maior atenção, entre outras coisas, ao interesse acadêmico ou científico do projeto apresentado. Além disso, também será analisada a diversificação dos beneficiários das bolsas, o que visa cobrir a pesquisa em 5 áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Engenharia, Ciências Básicas, Ciências Sociais e Humanidades.

 

As inscrições para participar do processo seletivo acontecerão exclusivamente online, por meio do site www.becas-santander.com. Lá também é possível encontrar as instruções detalhadas para se inscrever, bem como os modelos de solicitação obrigatórios.

 

Ao cadastrar-se no programa de becas o candidato também poderá participar das atividades e serviços oferecidos pela “Comunidade de Bolsistas Santander”, por meio da página www.agora-santander.com.

 

Sobre o programa

 

Com o programa “Bolsas Ibero-América para jovens professores e pesquisadores Santander Universidades”, patrocinado pelo Banco Santander por meio da Divisão Global Santander Universidades, serão concedidas, até 2015, 3 mil bolsas a jovens professores e pesquisadores de nove países.

 

15 milhões de euros serão investidos no programa até a sua conclusão. Desse montante, 3 milhões serão destinados às ajudas concedidas nesta edição.

 

(Universia)


Data: 06/11/2012