Curso de Capacitação de lideranças em Política e Cidadania inicia no próximo sábado em Sumé

Será iniciado no próximo sábado, 10 de novembro, o curso de extensão em “Formação e Capacitação de Lideranças: Política e Cidadania”, promovido pelo Observatório de Políticas Públicas do Semiárido e pelo Programa de Extensão Universitária (Proext) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG.

O curso terá como participantes líderes de movimento estudantil, presidentes de associações comunitárias, conselheiros tutelares, policiais civis ou militares, gestores escolares, gestores públicos (prefeitos, vereadores, deputados), secretários de educação, saúde e assistentes sociais.

Os objetivos são apresentar noções básicas sobre a função da política, da participação e da formação de agentes com potencial transformador, discutir os fundamentos da organização política, diferenciar os tipos de instituições políticas e a forma de atuação dos agentes e criar mecanismos de discussão e inserção nos problemas da realidade local e refletir sobre os caminhos e alternativas para solucioná-los através da ação política.

No programa do curso estão incluídos os temas: O que é política?; Evolução do conceito cidadania; Princípios da Democracia / Liderança Política; Sistema Político Brasileiro e, O que são Direitos Humanos.

"Salientamos que para ter direito ao certificado de participação, o aluno deverá ter uma frequência de 75% no curso", lembrou o professor Irivaldo Oliveira, coordenador do Proext.

O curso será ministrado pela professora Kelly Cristina Costa Soares, do CDSA.

Acesse no sítio eletrônico do CDSA (www.cdsa.ufcg.edu.br) a lista dos selecionados para o curso.

Convocatória

O Programa de Apoio à Extensão Universitária (PROEXT) do Observatório de Políticas Públicas do Semiárido (OPPS) está convocando as pessoas que ficaram na lista de espera do curso para que compareçam já no próximo dia 10, para a primeira aula que será realizada no Auditório do CDSA.

Confira a listagem:

1. Aline Silva Dos Santos

2. Rafaela Maurício Quaresma

3. Antonio Gomes de Oliveira

4. Wandri Tadeus Ferreira de Melo

5. Cássia Cibele de Araújo Ferreira

6. Juliana Feitosa da Silva

7. Leandro Lima da Costa

8. José Arnaldo da Silva

9. Carla Mailde Feitosa Santa Cruz

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 06/11/2012