UFCG realiza primeiro debate entre candidatos à Reitoria

Diante de uma plateia composta por estudantes, professores e técnico-administrativos, os candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apresentaram suas propostas e defenderam seus modelos de gestão para o quadriênio 2013-2016. O primeiro debate aconteceu na noite desta segunda, dia 05, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus de Campina Grande.

Mediado pela Comissão Especial Eleitoral, o debate foi dividido em quatro blocos, onde os candidatos se apresentaram, fizeram perguntas um ao outro, responderam aos questionamentos da comunidade universitária e fizeram suas considerações.

Na apresentação, a chapa UFCG, Cada vez Melhor, dos professores Edilson Amorim, do Centro de Humanidade (CH) e Vicemário Simões, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) falou do crescimento vertiginoso que a UFCG obteve nestes últimos anos e sobre a expansão obtida através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

“Alavancamos a UFCG no quantitativo de vagas, infraestrutura e colocamos nela profissionais jovens com alta qualificação acadêmica” disse Amorim, reconhecendo que a expansão nem sempre caminhou junto com o planejamento desejado. E apontou o redimensionamento do crescimento - diagnosticando e mapeando os quantitativos profissional (docentes e servidores) e de infraestrutura (instalações e equipamentos) -, como um dos pilares do seu reitorado.

O professor do CCT, Amauri Fragoso, da chapa Por uma UFCG de todos, que tem como vice a professora do CH, Ramonildes Gomes, reconheceu o crescimento da UFCG, mas ressaltou que pretende mudar o cenário da universidade com um novo modelo de gestão. “Nosso projeto vai desencadear uma nova forma de vivenciar o mundo universitário, baseado em três pontos: participação efetiva da comunidade acadêmica, democracia interna e qualidade acadêmica”, disse.

Em quase uma hora e meia de debate, os candidatos expuseram sua propostas sobre a expansão, qualidade acadêmica, políticas de pós-graduação e extensão, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), experiência administrativa, assistência estudantil, esporte e lazer.

Na próxima quinta, dia 8, os candidatos estarão participando de um debate no auditório do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), a partir das 9h.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 06.11.12)

Data: 06/11/2012